RSS

Google Adwords – controle os seus gastos

09 out

Por trás da aparente simplicidade do Google Adwords para anunciar na Internet, existe uma grande complexidade na criação de anúncios eficazes. Não conhecer a fundo o funcionamento do Adwords acaba sempre custando mais caro ao anunciante.

Existem dezenas de empresas e milhares de profissionais certificados no Google Adwords, nos Estados Unidos. No Brasil, não chegavam a 100 profissionais até pouco tempo atrás. Além dessa pouca certificação no Google Adwords refletir a enorme diferença do tamanho mercado publicitário on-line americano do brasileiro, ela também serve para mostrar que muitos anunciantes estão gastando bem mais do que poderiam ao anunciar on-line.

Abaixo seguem  algumas dicas que melhoram a eficiência dos seus anúncios na concretização de vendas por um custo menor. Aproveite!

O Google Adwords no contexto de negócios do Google
Independente de qualquer coisa, o Google é um mecanismo de pesquisa na Internet e para continuar tendo usuários ele precisa apresentar os resultados mais relevantes e importantes para eles. Isso inclui também a propaganda feita pelo Google Adwords. Propaganda relevante paga menos (bem menos) enquanto propaganda que não é interessante ao usuário precisa pagar muito para aparecer. O Google faz essa distinção através do índice de qualidade do anúncio que veremos abaixo.

Índice de qualidade dos anúncios do Google Adwords
O índice de qualidade dos anúncios do Google Adwords surge quando é usada a rede de pesquisa para exibir propaganda. O Google analisa se as palavras chaves utilizadas em sua propaganda do Google Adwords são usadas em pesquisas pelos usuários.

É com base nele que o CPC do seu anúncio é calculado (se o índice for alto você vai pagar menos por cada clique do que estabeleceu ao configurar sua campanha do Adwords) além do posicionamento.

Testar sempre os anúncios do Google Adwords
Pequenas modificações em um anúncio podem gerar resultados espantosos em termos de cliques e vendas. Começar as palavras com iniciais maiúsculas é conhecido por gerar mais cliques. Cortar preposições do texto do anúncio também. E vários outros fatores podem melhorar a quantidade de cliques que seus anúncios recebem. O segredo é então testar várias anúncios e após constatar que um nitidamente se destaca, descartar os demais e criar anúncios para tentar superar esse “campeão”.

Não deixar o Google Adwords escolher o anúncio mais eficaz
Por padrão o Google Adwords exibe o anúncio que tem a maior taxa de cliques (CTR). A determinação de qual anúncio tem melhor CTR é tomada rápido e muitas vezes um anúncio melhor (menor CPC e mais resultados) é preterido. Você deve desabilitar essa opção ao configurar uma nova campanha e tomar a decisão de qual o melhor anúncio manualmente com base no número de impressões X números de cliques.

Se vai vender, mostre o preço no Google Adwords
No Google Adwords não vale seguir o que é regra geral no Brasil: oferecer um produto ou serviço sem especificar o preço para o consumidor. Enquanto em uma loja não custa “nada” , se uma cliente achar uma roupa exposta na vitrine bonita, entrar perguntar o preço e ir embora sem comprar, no Google Adwords o clique já custa.

Então, a dica ao fazer propaganda de um produto no Google Adwords é colocar o preço e a forma de pagamento. Se o cliente não gostar do preço dificilmente vai clicar no anúncio e você não terá gasto com uma propaganda que não lhe trouxe uma venda.

Cuidado com a sugestão de lances mínimos do Google Adwords
Por padrão o Google Adwords dá uma sugestão de lance mínimo para que seu anúncio aparece entre a primeira e a terceira posição, no alto da página. Nesse momento ele não leva em consideração o índice de qualidade do anúncio, que só será considerado mais tarde, na hora em que o leilão entre os anúncios concorrentes acontecem.

Se você “sabe” que seu anúncio terá um bom índice de qualidade, ofereça 60% do valor sugerido pelo Google. Se o seu anúncio não aparecer bem posicionado, ao invés de aumentar o valor do lance, procure aumentar a qualidade dele.

Se você fez uma pesquisa de palavras chaves consultadas pelos usuários do Google e emprega-as em seus anúncios, em geral eles terão um bom índice de qualidade.

A diferença entre a rede de pesquisa e a rede de display no Google Adwords
Rede de pesquisa são os anúncios exibidos na pesquisa do Google ou em sites que usam o mecanismo de pesquisa dele. Já a rede de display são os anúncios exibidos em sites parceiros do Google (os anúncios do lado direito desse texto são da rede de display, por exemplo).

Muitas vezes compensa investir apenas na rede de pesquisa ou apenas na rede de display. Se, por exemplo, você sabe exatamente quais as palavras que o consumidor usa para pesquisar e chegar ao seu produto muito provavelmente você investir apenas na rede de pesquisa será mais rentável. Por outro lado se você quer fazer uma propaganda institucional, provavelmente a rede de display é melhor para esse caso por ter um custo de CPC em geral mais baixo.

Encontrando bons sites para veicular anúncios do Google Adwords
Se você for usar a rede de display do Google ele se esforçará por exibir seus anúncios em sites que mais tenham a ver com o conteúdo dele. Mas você pode ajudar o mecanismo do Google Adwords selecionando especificamente os sites que quer exibir sua propaganda. Se você quer vender ar condicionado compensa procurar um site específico sobre refrigeração e ar condicionado por exemplo e não deixar o Gooogle selecionar, pois ele pode acabar exibindo seu anúncio em um site que fala sobre conserto de microondas…

Anúncios por CPC X CPM no Google Adwords
Nem sempre exibir anúncios com base no CPC é o melhor caminho. Algumas vezes compensa pagar por CPM (Custo por mil exibições) no Google Adwords. É o caso, por exemplo, de um produto que tenha uma margem baixa.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 9, 2010 em Links Patrocinados

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: